O preço das escolhas



Hoje acordei pensando como tudo é realmente baseado em física e química.
Como diria nosso querido e velho amigo Lavoisier, sim, sim, nada se cria, tudo se transforma.

Naquele tempo na escola, não imaginava como era isso na prática, pois bem, hoje sei!

E foi o que aconteceu com a minha vida, as vezes dava vontade de SUMIIIRRR do mapa !!! Mas hoje especialmente, queria tanto a confusão !!!

Então, me lembrei de um texto do Pedro Bandeira e fui reler... imaginem.. bateu uma SAUDADE da minha amada "famelga" !!! Com mãe, pai, cachorro, gato, sogra e tudo mais que temos direito nesta vida...


Lá na casa onde morava, Anastácio dava pena, pois bem grande era a família, mas a casa era pequena.
Todos juntos era um inferno, as crianças a chorar, mais a sogra provocando e a mulher a reclamar.
Cada dia que passava, seu aperto era pior, pois dinheiro não havia pra comprar casa maior.

Anastácio, em desespero, com tão grande confusão, procurou um velho sábio, lá na praça da estação.

“Velho sábio, me socorra, não aguento mais sofrer.

Minha casa é tão pequena, já não sei o que fazer!”

“Ajuda-lo vai ser fácil” , disse o sábio com prazer, “pois eu tenho a solução, mas é bom me obedecer.
Seu problema só melhora se você sem discutir, aumentar a companhia e um cachorro conseguir.
Só que tem de ser dos grandes, um bonito, bem peludo.
Me procure amanhã cedo pra contar como esta tudo.”

Noutro dia, de manhã, Anastácio, em aflição, veio e disse que o cachorro piorou a situação.

“Ficou tudo muito ruim, pois, como era de esperar, o cachorro suja tudo e não para no lugar.”

“Pois arranje um par de gatos, coisa fácil pra você. Ponha la dentro de casa e não pergunte pra quê.”

Anastácio fez aquilo e voltou desesperado:
“Nesta noite eu não dormi e o senhor foi o culpado.
Os dois gatos miam muito, o cachorro corre atrás, e é ai que a sogra grita e termina minha paz!”

“Pois arranje uma galinha pra juntar com todo o resto.
Faça tudo direitinho que eu não gosto de protesto!”

Anastácio voltou cedo, enxugando seu suor:
“Minha vida, desta vez, conseguiu ficar pior.
Minha casa esta um horror desde a sala até a cozinha. É o cachorro atrás dos gatos e os dois gatos da galinha!”

“O que falta é um belo bode!” disse o sabio, devagar.
“Junte o bode com os outros, depois venha me contar.”

Quando veio, o Anastácio arrancava até o cabelo, parecia quase louco, pois vivia um pesadelo.
“Que inferno, não sei bem, como foi que aconteceu. Essa vida eu não aguento, são os bichos ou sou eu!”

“Pois então volte pra lá, bote os bichos pra fora.
Mês que vem venha me contar se houve ou não uma melhora.”

O Anastácio, no outro mês, voltou todo sorridente.
A alegria era tão grande, que dançava de contente:

“Obrigado, senhor sábio! Eu nem sei como falar.
Que sossego, quanto espaço, que harmonia no meu lar!
Lá em casa eu vivo bem e da casa eu não me mudo.
Tenho o espaço que preciso, tenho filhos, tenho tudo!”

                                                            Pedro Bandeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário